Você poderá consultar o andamento através do Portal de Processos. Além disso, quando localizados os processos solicitados, será enviado uma mensagem através do e-mail informando, sobre o agendamento da visita ao Arquip.
Atendimento as unidades da prefeitura, munícipes e pesquisadores
As atividades de Atendimento e Difusão são realizadas em consonância
com o que a legislação brasileira estabelece como responsabilidade dos arquivos
públicos de conceder acesso dos documentos a sociedade.
O parágrafo 2º do artigo 216 da Constituição Federal dispõe que: “cabem à
administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental
e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem” (BRASIL,
1988, s/p). Na sequência, anos mais tarde, a lei nº 8.159, de 08 de janeiro de
1991, conhecida como Lei dos Arquivos, dispõe no seu artigo 1º que “é dever do
Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos,
como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico
e como elementos de prova e informação ” (BRASIL, 1991, s/p).
A difusão em arquivos é um serviço que busca aproximar o público dos documentos
preservados e assim criar um elo de comunicação entre a instituição e a sociedade
com um todo.
Neste vídeo aprendemos o passo a passo de como solicitar suas pesquisa no ARQUIP.
Você poderá consultar o andamento através do Portal de Processos. Além disso, quando localizados os processos solicitados, será enviado uma mensagem através do e-mail informando, sobre o agendamento da visita ao Arquip.
Além do pesquisador, o munícipe pode solicitar vistas de processos encerrados. Entretanto, a disponibilização se faz de maneira digital. Para solicitar vistas de processos, acesse e se cadastre no Portal de Processos e escolha entre "Vistas de processos arquivados por número" ou "Vistas de processos arquivados por pesquisa". processos.prefeitura.sp.gov.br
A disponibilização dos processos agora é de forma digital. Faça a solicitação de desarquivamento no SIMPROC Web e abra um requerimento interno no SEI e anexe o relatório. Veja o manual de como solicitar em: Requerimento Interno de Vistas de Processo Encerrados
Faça a solicitação de desarquivamento através do SIMPROC Web e envie um e-mail para segesnuadi@prefeitura.sp.gov.br. Acesse o manual de como solicitar processos para reativação em: Reativação de Processos Encerrados